28/02/2012

CIMO e o Colégio Estadual do Paraná


O Colégio Estadual do Paraná (CEP) passou a ter esse nome em 1943, mas suas origens datam de 1846, quando foi criado o Licêo de Coritiba. Após algumas mudanças de endereços, ele foi finalmente estabelecido em sua atual sede em 1944. O local original seria  na Praça Santos Andrade, onde hoje está localizado o Teatro Guaíra, mas a área foi considerada pequena. Em 1944 foi desapropriada a Chácara da Glória, na Av. João Gualberto, iniciando-se a construção da atual sede sob o governo do interventor Manoel Ribas, e terminada pelo seu sucessor constitucional, o governador Moisés Lupion. O prédio foi inaugurado em 29 de março de 1950 pelo Presidente da República General Eurico Gaspar Dutra e pelo Ministro da Educação e Cultura, Professor Clemente Mariani.

E o que a CIMO tem a ver com o CEP?

A CIMO equipou as instalações do colégio, como pode ser observado nas fotos abaixo, retiradas de um anúncio de um site de leilões eletrônicos. Clique para ver as fotos em tamanho maior.







2 comentários:

  1. Olá, ví que está seguindo meu blog. Agradeço. Também sou fão da Cimo. Admiro demais a inteligência com que mantinham a fabricação e administração da fábrica. Não tenho grandes conhecimentos sobre o assunto, porém, se estiver ao meu alcance, adoraria ajudar na divulgação de seu blog.
    Abraço e seja sempre bem vindo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Sandra. Acompanho seu blog há algum tempo e gosto muito das dicas de restauração que você dá. Estou em processo final de restauração de uma cadeira de xerife Cimo que em breve estará aqui no blog. Mas faço por hobby, embora eu precise aprimorar muito meu trabalho. Um abraço!

    ResponderExcluir