05/03/2012

Puxador "Andorinha" - estante

Um dos designs mais encantadores dos móveis da Cimo sem dúvida era o puxador "Andorinha". Não consegui precisar a data de origem do uso do nome para esse estilo de puxador, mas nos dias de hoje essa é a denominação mais conhecida. O nome deve-se a seu óbvio formato de cauda de andorinha.


A ilustração acima foi gentilmente cedida pelo meu amigo e excelente ilustrador Eduardo Brettas. Brettas mantém dois sites que merecem ser visitados não só pela arte, mas também pelas informações preciosas: eduardobrettas.blogspot.com e avesdobrasil.com.br

Feito em madeira maciça, imbuia na maioria das vezes, tem um estilo bem "moderno", característico dos anos 1950/60, formas orgânicas e curvas complexas sutis.
Partes raras em um móvel antigo, puxadores costumavam ser maltratados pelas mãos dos usuários do móvel. Não é raro ver um móvel antigo com seu puxador "atualizado" ou substituído por outro modelo de época.

Começamos essa série "Andorinha" com uma pequena estante, disponibilizada há algum tempo no site da loja Desmobilia. Destaque para seu belo puxador "Andorinha", nesse caso, em marfim.





Nenhum comentário:

Postar um comentário